sexta-feira, agosto 12, 2011

Arqueologia Histórica em Formação - 1


Há uns anos notei que maior parte das grades dos cursos de arqueologia (graduação e pós) no Brasil não oferece o merecido peso da Arqueologia Histórica em seus currículos. E com a boa intenção de corrigir isto, eu pensei em algumas disciplinas que poderiam ser oferecidas, tanto para iniciantes como especialistas:

1) Arqueologia Histórica Brasileira


Ementa: Esta disciplina tem por objetivo o estudo e a discussão sobre as práticas da arqueologia histórica no Brasil. Através da leitura e interpretação de textos pretende-se instruir os alunos com as especificidades nacionais para a investigação de uma cultura material em território brasileiro que abrange desde o século XVI até os tempos atuais.


2) Arqueologia Urbana

Ementa: Arqueologia Urbana é o estudo material realizado em sítios arqueológicos formados por longos períodos de ocupação em uma concentrada área. Devendo ser entendida como mais do que uma simples arqueologia "na cidade" ou "da cidade", e sim uma prática arqueológica que não precisa ficar restrita somente aos depósitos em profundidade, explorando toda a potencialidade da paisagem urbana, incluindo edificações, ruas, praças, bairros, etc.

3) Arqueologia Industrial

Ementa: Arqueologia Industrial é o estudo material dos processos produtivos relacionados à manufatura de bens. Sua área de pesquisa inclui desde as relações de trabalho e tecnologias empregadas por diversas sociedades pré ou não capitalistas, até a formação de classes e todos os aspectos materiais envolvendo o sistema capitalista. É também campo de estudo da arqueologia industrial as práticas diárias dos trabalhadores, assim como a paisagem industrial composta por prédios, fábricas, estradas, ferrovias, portos, etc.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com