terça-feira, agosto 18, 2009

Entrevista IG Educa - Guia de Profissões

Por que você decidiu ser arqueólogo?

A escolha pela profissão correu de uma mistura entre minha curiosidade quase detetivesca na infância, com a maturidade que a pesquisa científica traz para a solução de problemas. Meu primeiro contato com arqueologia ocorreu aos 11 anos quando assisti a um vídeo sobre o trabalho arqueológico no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, fiquei muito interessado sobre o assunto e resolvi estudar mais. Com o tempo procurei sempre orientar minha formação para a arqueologia, logo no primeiro semestre da faculdade me inscrevi em um estágio voluntário no Museu Joaquim José Felizardo de Porto Alegre e depois comecei a participar de escavações e oficinas. A arqueologia sempre ofereceu um campo de investigação novo e instigante, assim acredito que a vontade de fazer algo inusitado e diferente foi o maior propulsor nesta busca.


Como trabalha um arqueólogo?

A primeira etapa de qualquer investigação arqueológica começa sempre pelo planejamento da pesquisa seja ela acadêmica ou emergencial. No caso de uma pesquisa sobre um passado mais recente, incluem-se documentos históricos, entrevistas e imagens antigas. Já uma investigação sobre a pré-história de um local vai estudar desde a reconstituição do meio-ambiente até as fontes de matéria-prima.

Depois o arqueólogo ou arqueóloga vai para o campo coletar seus dados, as pequenas peças de um enorme quebra-cabeça esquecido no tempo e disperso no espaço. Para isso várias técnicas são utilizadas: inicialmente para localização e identificação de sítios arqueológicos na área a ser investigada, e depois para a recuperação dos vestígios através de escavações arqueológicas. Todas estas atividades são exaustivamente documentadas e compõem um enorme acervo de dados para ser trabalhado posteriormente.

A terceira etapa começa com o retorno ao laboratório, o tratamento do material e sua conseqüente análise. Esta etapa pode demorar três ou mais vezes que o tempo gasto em campo, e é aqui que o arqueólogo ou a arqueóloga junta as peças e elabora suas conclusões que vão se transformar em relatórios, dissertações e teses. Mas o trabalho arqueológico não encerra aqui, após a pesquisa existe também muita divulgação dos resultados, e eventualmente até novas pesquisas para confirmar ou refutar hipóteses.


Que profissões interagem com a arqueologia no cotidiano?

O arqueólogo trabalha sempre em equipe, além de estudantes e professores, um grande número de profissionais está envolvido nas pesquisas arqueológicas. Outro elemento hoje cada dia mais presente nas pesquisas arqueológicas é também o público, que visitando sítios e museus participa ativamente da construção do conhecimento.

Na arqueologia interagem desde historiadores, geógrafos, biólogos até antropólogos e arquitetos, cada um contribuindo com sua especialidade. Por ser uma ciência multi- e interdisciplinar a arqueologia sempre se utiliza do conhecimento de outras disciplinas, além é claro do seu próprio, para entender os sítios e vestígios. Assim dependendo da situação, novos profissionais podem se juntar aos pesquisadores, como no caso de uma arqueologia subaquática, etnoarqueologia, arqueologia experimental, etc.

A arqueologia também por seu lado está cada vez mais inserida em diferentes áreas da sociedade além da pesquisa, como a preservação do patrimônio cultural ou mesmo a educação patrimonial. Os resultados da pesquisa arqueológica além de informarem sobre algo que antes era pouco e nem mesmo conhecido, ajudam a formar coleções de referência para novos estudos e acervos que vão ensinar sobre o passado de todos nós.

Onde estão as melhores oportunidades? É preciso sair do país para qualificação?

Hoje o Brasil conta com vários cursos de graduação em arqueologia e inúmeras pós-graduações (espacializações, mestrados e doutorados), distribuídas pelo país. Mesmo que número de arqueólogos profissionais ainda seja pouco expressivo frente à riqueza e diversidade do patrimônio arqueológico brasileiro, o país possui um grupo atuante e não é desprovido de uma legislação específica sobre o assunto.

A formação do profissional em arqueologia no Brasil tem se tornado cada vez mais completa, porém as diferentes instituições ainda oferecem um leque de especificidades restrito ao seu corpo de pesquisadores. E o conhecimento que se tem sobre a potencialidade do patrimônio arqueológico brasileiro é um mero ensaio frente à realidade enfrentada.

A arqueologia no Brasil é um campo em plena expansão, mas é claro que uma qualificação no exterior sempre trás uma diferença. Assim um bom caminho é ainda uma formação com amplo conhecimento local e regional e depois um aprofundamento em nível nacional ou mesmo internacional.


Filmes como Indiana Jones colaboram ou prejudicam a imagem dos profissionais?

Colaboram na divulgação, pois a arqueologia é vista pelo seu lado romântico e aventureiro o que desperta a curiosidade e instiga a vontade das pessoas de conhecer mais sobre o fazer arqueológico, ou mesmo sobre o seu próprio passado. Porém, por outro lado filmes, jogos ou ficções também prejudicam o trabalho sério e meticuloso do pesquisador, no momento que exageram e fantasiam os profissionais ou mesmo a profissão. Desta forma o melhor é sempre procurar conhecer mais a ocupação através de literatura especializada, como bons livros introdutórios sobre arqueologia.


Que dicas você deixaria aos interessados em seguir a formação?

Estudar sempre, pois além do treinamento acadêmico o arqueólogo deve ser um investigador por natureza e para isso, sucessivamente procurar desvendar coisas novas, ao mesmo tempo em que trabalha para avançar no que já se sabe.

* Entrevistado por Rodrigo Storino

Um comentário:

Maths private tutor disse...

Hi

Great information in this post I think the first step in any archaeological Investigation always begins with the planning of the search whether or academic emergency.

Alan Smith….
Leap Education

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com