sexta-feira, setembro 19, 2008

Ser arqueólogo - III


10- É permitida a entrada em qualquer lugar ou tem lugares que é preciso uma autorização? Quem deve autorizar?

Sim qualquer pessoa pode visitar um sitio arqueológico, mas claro que acompanhado de um arqueólogo; não só pela preservação do lugar, mas também para explicações sobre.  

11- Pode tirar folga ou férias como na Páscoa, Natal e entre outras?

Sim pode ter folgas ou ferias, porem a maioria das pesquisas de campo na arqueologia ocorre durante as ferias das universidades, em janeiro ou julho.

12- Tem como ficar rico sendo arqueólogo? 

Hahaha, como arqueólogo não, mas garanto que se eu fosse ator de cinema, como um Indiana Jones ou a Lara Croft  já estaria. Outra idéia freqüente é: o que acontece se um arqueólogo encontra um pote de ouro (?); bom primeiro, essa pessoa não seria mais um arqueólogo e sim algum milionário em alguma ilha paradisíaca, e isso “acho” não ocorre.


13- São muitas as viagens durante o ano ou são muito poucas? 

Depende do planejamento das pesquisas, os arqueólogos também têm encontros anuais da profissão e ministram palestras ou cursos em diferentes lugares e em diferentes épocas.


14- Você se orgulha de sua profissão ou se arrepende de algo? 

Orgulho-me sim, apesar de ser quase uma raridade, atualmente no Brasil devem existir somente 500 arqueólogos no pais inteiro(!); é um trabalho importante e desafiador.


15- Existe arte na arqueologia? 

“?”  Arqueologia é uma forma de arte............


*Entrevistado por Naiara Correa

Um comentário:

Unknown disse...

Estou terminando o terceiro ano e como a maioria, sempre rola aquela pergunta clichê "e agora José?". E agora que marquei pra ciências sociais no PAS pra mim é um curso abrangente, leio a grade horária morro de empolgação. Fico pensando no que posso seguir, e sempre indica pro lado da arqueologia, depois de terminar fazer uma especialização e tudo mais e achei seu blog nossa to lendo todas as postagens e morro de vontade de conversar com você, se poder me dar uma luz, me explicar como funciona direito, porque é difícil, no passeio da escola pra feira de profissão não sei lá das quantas NUNCA tem um antropólogo, arqueológo ou algo do tipo, sabe como é né? =)

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com