quarta-feira, maio 14, 2008

Ser arqueólogo - II

5- E para trabalhar sozinho o que deve ser feito?

Este é um erro muito freqüente, não existe trabalho individual na arqueologia. Todo o trabalho na arqueologia e feito sempre em grupo (arqueólogos, geólogos, biólogos, historiadores, antropólogos), arqueologia e uma é uma ciência absolutamente inter e multidisciplinar.


6- Para se começar um trabalho assim é preciso consultar um museu ou algo parecido?

Sim sempre, conforme a lei brasileira de proteção do patrimônio arqueológico, somente pode realizar pesquisas arqueológicas os arqueólogos reconhecidos no Brasil e com apoio de uma instituição de pesquisa brasileira (museu, universidade, instituto).


7- Quando se trabalha sozinho as coisas que são encontradas são todas guardadas com você ou são vendidas para um museu.

Primeiro como expliquei antes o arqueólogo não trabalha sozinho; segundo a instituição que apóia a pesquisa e a mesma que fornece o equipamento para o campo, e o laboratório para analise, assim como é a responsável pela guarda e exposição do material arqueológico. E em terceiro, e mais importante, todo material arqueológico no Brasil pertence a União, e NÃO pode ser vendido ou comercializado sob pena de prisão conforme a constituição federal.


8- É preciso cavar lugares fundos ou só o que está a vista?

Depende sempre do tipo de sitio, necessariamente nem sempre o que esta mais embaixo é mais antigo. Por isso e tão importante um correto trabalho de geologia no sitio a ser investigado, e a opinião de outros profissionais especializados em cada área.


9- é preciso posar nos lugares como dentro das pirâmides do Egito e entre outras?

Normalmente sim, o trabalho arqueológico em campo e muito cansativo e demorado, você tem que remover quilos de terra com uma colher de pedreiro ou às vezes com pincel. Um trabalho de campo pode durar anos, mas você não precisa ficar em campo o tempo todo, geralmente e dividido em etapas e intercalado com o trabalho de analise em laboratório.

2 comentários:

Massy Biagio disse...

I'm italian blogger and I'd like to exchange our link with you. I have an archaeologiacal Blog: http://archeoastronomia.blogspot.com please leae a commente. Thanks

Anônimo disse...

Fiquei varias horas procurando com quem, ou seja, quais os profissionais que o arqueologo trabalha, somente agora que pude concluir o trabalho de escola. Muito obrigado, porque todos escrevem que o arqueologo acaba sendo um unico individuo. Novamente muito obrigado.
Deus te abençoe.

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com