quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Mercado de trabalho - 1

O mercado de trabalho em arqueologia é um mercado em franco crescimento, porém pode ser basicamente dividido em duas áreas de atuação para os profissionais recém formados: a arqueologia acadêmica e a arqueologia de contrato.

A arqueologia acadêmica é exercida principalmente nas instituições de pesquisa, centros universitários e museus. Na arqueologia acadêmica o profissional em arqueologia geralmente executa pesquisas de longa duração e ministra aulas tendo assim as mesmas atribuições e remuneração de um professor universitário. O salário de um professor universitário pode variar conforme a instituição (pública ou privada) e conforme a titulação exigida para o cargo: doutorado, mestrado ou especialização.

A arqueologia de contrato é um pouco diferente, exercida principalmente nas empresas especializadas ou de forma autônoma; mas com o apoio de instituições de pesquisa. Na arqueologia de contrato o profissional em arqueologia identifica e resgata o patrimônio arqueológico em áreas que serão impactadas pela implantação de grandes empreendimentos como: estradas, ferrovias, hidrelétricas, loteamentos, etc. A remuneração varia muito conforme o tipo de contrato firmado com o empreendedor, a dificuldade do trabalho, experiência e/ou titulação do profissional.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com