sexta-feira, agosto 12, 2011

Arqueologia Histórica em Formação - 2


Já para os mestrados e doutorados: A linha de pesquisa proposta para a Arqueologia Histórica da pós-graduação tem por objetivo a formação de um especialista em Arqueologia Histórica Brasileira, tendo em vista que os demais programas de graduação e pós-graduação em arqueologia que abordam períodos históricos no país possuem uma perspectiva generalista e pouco orientada para as especificidades nacionais.


1) Seminário em Arqueologias do Brasil Colônia

Ementa: Esta disciplina tem por objetivo o estudo e a discussão sobre as modificações políticas e econômicas ocorridas na sociedade brasileira durante o período dos séculos XVI até XVIII. Através da leitura e interpretação de textos pretende-se instruir os alunos com teorias e métodos para a investigação da cultura material do período compreendido entre a chegada dos europeus e africanos no continente até a independência do Brasil.

2) Seminário em Arqueologias do Brasil Império

Ementa: Esta disciplina tem por objetivo o estudo e a discussão sobre as modificações políticas e econômicas ocorridas na sociedade brasileira durante o período do século XIX. Através da leitura e interpretação de textos pretende-se instruir os alunos com teorias e métodos para a investigação da cultura material do período compreendido entre a independência do Brasil e o fim do sistema monárquico e escravista.

3) Seminário em Arqueologias do Brasil República

Ementa: Esta disciplina tem por objetivo o estudo e a discussão sobre as modificações políticas e econômicas ocorridas na sociedade brasileira durante o período inicial do século XX. Através da leitura e interpretação de textos pretende-se instruir os alunos com teorias e métodos para a investigação da cultura material do período compreendido entre o fim do sistema monárquico e escravista e a formação da sociedade contemporânea.

Ps. Só peço aos colegas que façam referencia ao utilizar estas idéias.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com