quarta-feira, dezembro 26, 2007

Para ser arqueólogo ou arqueóloga no Brasil

Muita gente deve ter parado um dia e pensado em ser arqueólogo ou arqueóloga, porém como eu devem também ter perguntado, mas e agora como eu faço? Sinceramente não existe uma receita de bolo para (eu acho) nenhuma profissão, assim o que pode nos guiar é sempre o bom senso e a experiência dos outros.

Como sempre recomendo, e esta foi à minha experiência; Primeiro visite um museu, pois assim vc vai conhecer o resultado final da arqueologia, aquilo à que se destina a pesquisa e na melhor forma em que esta pode ser transmitida ao público; Segundo se vc já completou o ensino médio claro que o caminho natural é a universidade, hoje existem cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, em arqueologia no Brasil.

No entanto se não existe faculdade de arqueologia próximo aonde vc mora, ou se vc não pode se deslocar para onde tem então outra forma é fazer um curso de preferência em uma área "afim" (historia, geografia, biologia, etc), pois assim mais fácil será sua pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em arqueologia. Claro que cursos em outras áreas (arquitetura, direito, medicina) também contam, já que a arqueologia é uma ciência absolutamente inter e multidisciplinar.

Porem não é só a teoria que é importante na formação de um futuro arqueólogo ou arqueóloga, mas também a prática. Assim outra dica é procurar também os centros de arqueologia próximos da sua casa para realizar um estágio voluntário. Normalmente a primeira tarefa é sempre em laboratório, lavando e numerando material, pra só depois ir a campo ou uma escavação, mas esta etapa é também interessante e muito necessária.

Aqui neste site tem os principais links das universidades e centros de pesquisa no país:

arqueologiadigital.com


4 comentários:

Anônimo disse...

Mto boa essa sua experiência!! Realmente, precisamos de bom senso para a escolha de uma profissão.

adelaide disse...

eu ainda ñ terminei o ensino médio mas pretendo me formar em história e me especializar em arqueologia.
são muitas as pessoas q me aconselham
a ñ me formar neste ramo da "ciência"
mas pretendo ser arqueologa um dia

Aline disse...

Pretendo seguir em arqueologia, apesar de todos falarem pra não seguir nessa carreira! É bom ver que tem gente interessada e mostrando o lado bom dessa área tão interessante.
é isso ai!

Anônimo disse...

Nossa..é muito bom ver que eu não sou só eu q pretendo ser uma arqueóloga..
Embora todos digam que não dá dinheiro, futuro e tudo mais.

* Mas eu tenho uma dúvida..no link
a seguir, diz que na UFMG tem o curso(graduação) de arqueologia, é verdade?
eu dei uma olhada no site da UFMG mas não encotrei a relação de cursos, se alguém me encontrar me dê o link por favor..

Obrigada
...e boa sorte aos futuros arqueólogos

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com