quarta-feira, outubro 24, 2007

Pedra de Raio

Bom quanto ao termo "Pedra de Raio" este nasceu com uma terminação do naturalista romano Plínio, O Velho no Naturalis Historia (Slotikin:1965).

A razão eu desconheço, mas a lenda é mais ou menos assim: segundo a crendice popular, os raios ou relâmpagos trazem pedras do céu e as enterram, e depois de 7 anos da queda a pedra volta para o céu sendo carregada pelo mesmo raio, etc... Porém estas pedras não são pedras comuns e sim instrumentos líticos (machados polidos, por exemplo); que são achados pelos arados nos campos.

Estas lendas eram muito comuns na Idade Média, onde inclusive acreditava-se que as pontas de flecha eram dardos de elfos ou dentes de dragão, como uma forma de explicar os fenômenos que não encaixavam com a visão de mundo da época. Assim é possível que trazidas pelo colono europeu, estas lendas continuem vivas no interior do Brasil, para poder explicar uma origem não indígena dos artefatos pré-históricos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho 5 dessas pedras, umas em forma de machado e outras em forma de cunha. Sou fascinado pelas hitórias mais a ipotese que mais esculto é a forma geologa de explicar em que ao raio tocar ao chão e ele funde os minerios do solo. E dizem que quando o raio cai se formos lá a pedras estará la. Para contato add no face renato_garfildes@hotmail.com

BlogBlogs.Com.Br Blogarama Technorati Profile blogcatalog blogtoplist Blog Flux Directory BlogTree.com RankingBlogs.com